Na vida profissional, realizar apresentações para públicos representa uma habilidade que pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma carreira.

Hoje, as empresas exigem cada vez mais que seus profissionais apresentem suas ideias e seus projetos para uma plateia, seja ela pequena seja ela grande.

Como toda atividade profissional, falar para um público requer um preparo especial. Mesmo aqueles que são comunicadores inatos necessitam de técnicas para aprimorar esse talento.

Em primeiro lugar, todo aquele que precisa ou pretende fazer apresentações, deve desenvolver suas habilidades de comunicação verbal e não verbal e comportamento.

Verbal

Ter um bom domínio da língua é o primeiro passo. Isso não quer dizer falar difícil, mas saber que as palavras têm significados específicos e precisos para transmitir as ideias.

Não verbal

Ao se apresentar para um público, o profissional fica em evidência, por isso, deve saber que não só as palavras transmitem mensagens. A postura, movimentos e maneira de usar a voz enriquecem o que está sendo falado ou arruínam toda uma apresentação.

Comportamento

Nossas emoções ou estado de espírito impactam fortemente as pessoas que assistem a nossas apresentações.

Formatos de Apresentações

Podemos apresentar nossas ideias ou projetos em diversos formatos: reuniões, palestras, treinamentos, cursos ou workshops. As características de cada uma dessas modalidades define como construir o trabalho a ser apresentado.

Preparo e Apresentação

O processo de preparar uma apresentação exige um passo a passo detalhado, que vai desde o assunto a ser abordado, a elaboração do conteúdo, treino e sua efetiva apresentação. Os recursos de suporte, como o PowerPoint® são ótimas ferramentas que enriquecem as apresentações, quando usados de forma adequada.

Público

É fundamental ter em mente que o objetivo final de uma boa apresentação é que a ideia seja transmitida de forma eficaz para o público. Por isso, conhecer antecipadamente o perfil dessas pessoas, quando possível, é imprescindível. Independente disso, deve-se manter uma conexão com a plateia, lembrando que a Comunicação é uma via de mão dupla.

Medo de falar em público

Esse é um fenômeno muito comum. Centenas de dicas já foram elaboradas para vencer essa barreira. Entretanto, entender a raiz desse medo é a melhor maneira para dominá-lo, afinal, um “friozinho na barriga” sempre vai anteceder uma apresentação.

[Para instrutores de cursos e treinamentos, existem recursos e técnicas adicionais]

Este tema pode ser contratado integralmente ou fazer parte do conteúdo de outros temas.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO